Loading...
A Origem de tudo!Loading...
Biologia CelularCiências Biológicas - Unespar Paranaguá
Loading...



Nas aulas de Biologia Celular, você viu que todos os organismos vivos são compostos por células. Esses organismos podem ser compostos por uma única célula ou por várias, e estas, por sua vez, possuem diferentes formas e funções.



Embora diversas, as células possuem uma estrutura básica, com as mesmas propriedades químicas. Todas as suas moléculas possuem em sua estrutura, átomos de carbono, sendo chamadas de moléculas orgânicas.
Desta forma, o mistério da origem da vida pode ser resolvido se descobrirmos quais foram as primeiras moléculas orgânicas, e como elas passaram a existir.
Desta forma, o mistério da origem da vida pode ser resolvido se descobrirmos quais foram as primeiras moléculas orgânicas, e como elas passaram a existir.


Last Universal Common Ancestor – LUCA
OU
Último Ancestral Universal Comum
OU
Último Ancestral Universal Comum
Outro ponto relevante, que merece nossa atenção, é o fato de que se todas as células possuem características básicas em comum, isto é um indicativo de que provavelmente tiveram um ancestral em comum.

Há uma concordância dentro da Ciência Física de que há 14 bilhões de anos, aproximadamente, explosões no espaço tenham originado nuvens de poeira e gás. O sistema solar teria se originado há cerca de 4,6 bilhões de anos, a partir de um colapso gravitacional que deu origem ao Sol e agregados de materiais, que originaram os embriões dos planetas. Esses agregados eram quentes, e as explosões de seus núcleos produziram vapor de água e gases, formando a atmosfera primitiva.
O esfriamento da Terra teria formado a crosta terrestre sólida, e condensado o vapor, dando origem aos primeiros mares e oceanos. Atividades vulcânicas continuaram liberando gases para a atmosfera primitiva, que teria pouco ou nenhum oxigênio.
Nos primeiros 500 milhões de anos, esse ambiente permaneceu hostil, com impactos de meteoros, sugerindo que a vida pode ter surgido mais de uma vez.
