Book Creator

Trabalho de Literatura

by Wesley Maehler

Pages 2 and 3 of 13

Trabalho de
LITERATURA
Modernismo e Suas Fases
Wesley Maehler - 312
Loading...
Sumário;
Loading...
pag 3: introdução

pag 4: Semana da Arte moderna

pag 7: primeira geração do modernismo

pag 8: segunda geração do modernismo

pag 11: terceira geração do modernismo

pag 13: conclusão
Loading...
Introdução à Literatura e Modernismo
Loading...
Literatura é a arte de escrever, criar, compor ou contar em palavras e linguagens produções como poesia, ficção, cortejos, prosas, cordéis e muito mais. Do latim littera que significa letra se transforma em literatura com o passar do tempo, assim como a escrita da palavra mudou com o tempo, seu significado semântico também, nos tempos antigos os povos latinos davam um significado mais subjectivo à palavra que denotava o conhecimento dos estudiosos. Nesse caso a mesma não era contemplada como objeto de estudo, arte e discussão. Só no século XVIII durante a disseminação dos povos românicos e ingleses que a palavra ganha o significado que conhecemos hoje por literatura.
Loading...
Surgido no início do século XX, datado mais precisamente em 1922, sucedendo o movimento Simbolista, o Modernismo vinha com o objetivo de quebrar o tradicional e refazer o conceito de arte moderna da época, fazendo o uso ou criando novas técnicas artísticas.
Semana da Arte Moderna
A semana de arte moderna foi uma manifestação artístico-cultura que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo. Ela buscou quebrar os paradígmas impostos pelos movimentos de arte acadêmicos que predominavam na época com suas políticas cultas e até elitístas.
Chamada também de "Semana de 22" o evento chocou grande parte da população quebrando tabus e trazendo uma arte mais poupular, uma arte mais brasileira para os palcos municipais.
Ingresso para o evento de 22
Em destaque pode-se citar Mário de Andrade, que é uma das figuras centrais, sendo o mesmo o articulador juntamente com outros organizadores como o escritor Oswald de Andrade e o artísta plástico Di cavalcanti
À direita Mario de Andrade e à esquerda obra de maior renome do autor.
À esquerda Oswald de Andrade e à esquerda uma das obras do autor
À esquerda Di Cavalcanti e à direita a obra do autor
O Modernismo no Brasil
Primeira Geração
A primeira geração modernista ou primeira fase do modernismo no Brasil é chamada de fase heroica e se estende de 1922 até 1930.
Lembre-se que o modernismo foi um movimento artístico, cultural, político e social bem amplo.
Tendo a Semana da Arte Moderna como ato inicial, os artistas que tiveram mais destaque nessa fase do modernismo, conhecidos como "Grupo dos Cinco" (alguns já citados anteriormente) foram:
Mário de Andrade (1893-1945)
Oswald de Andrade (1890-1954)
Menotti Del Picchia (1892-1988)
Tarsila do Amaral (1886-1973)
Anita Malfatti (1889-1964)
Segunda Geração
A segunda geração modernista ou segunda fase do modernismo representa o segundo momento do movimento modernista no Brasil que se estende de 1930 a 1945.
Chamada de Geração de 30, essa fase foi marcada pela consolidação dos ideais modernistas, apresentados na Semana de 1922. Lembre-se que esse evento marcou o início do Modernismo rompendo com a arte tradicional.
Tida como um período fértil e de criações ricas em matéria cultural para o Brasil a Segunda Geração do Modernismo foi o berço de prosas literárias e textos poéticos. Com grande relevância nesse período podemos citar Carlos Drummond de Andrade e José Americo de Almeida
PrevNext