Book Creator

Ser Cidadão Digital

by Isabel Maria da Silva Matos

Cover

Loading...
Loading...
Ser Cidadão Digital
Comic Panel 2
Comic Panel 1
Speech Bubble
Speech Bubble
"Digital citizenship can be defined as the norms of appropriate, responsible behavior with regard to technology use.”

"Cidadania Digital pode ser definido como as normas de conduta adequada e responsável relativamente ao uso da tecnologia."
Mike Ribble
Ser Cidadão Digital
Comic Panel 2
Comic Panel 1
EXISTEM 10 DOMÍNIOS DA CIDADANIA DIGITAL
Ser Online
Comic Panel 2
1- Acesso e inclusão 
O acesso e a inclusão dizem respeito ao acesso ao ambiente digital e incluem uma gama de competências 
2- Aprendizagem e criatividade
A aprendizagem e a criatividade referem-se à vontade e à atitude dos cidadãos para aprenderem em ambientes digitais ao longo da vida, e à capacidade de desenvolver e expressar diferentes formas de criatividade.
Comic Panel 4
Speech Bubble
Comic Panel 6
3- Literacia dos média e da informação
A literacia dos média e da informação diz respeito à capacidade de interpretar, entender e expressar criatividade através dos media digitais, como pensadores críticos.
Comic Panel 1
Bem-estar online
2. Saúde e bem-estar
Estão relacionados com o facto de os cidadãos digitais habitarem simultaneamente espaços virtuais e reais. Aos indivíduos é exigido um conjunto de atitudes, capacidades, valores e conhecimentos que os torne mais conscientes das questões relacionadas com a saúde e o bem-estar. 
Comic Panel 2
1. Ética e simpatia
Dizem respeito ao comportamento ético online e à interação com o outro.
A empatia é um requisito essencial para uma interação online positiva
Comic Panel 3
3. Presença digital e comunicação
Refere-se ao desenvolvimento de qualidades pessoais e interpessoais que apoiam os cidadãos digitais na construção e manutenção da presença e identidade online, bem como no estabelecimento de interações online positivas, coerentes e consistentes.
Comic Panel 4
Direitos online
Comic Panel 2
Comic Panel 3
1. Participação ativa
Refere-se às competências que os cidadãos precisam de dominar para tomarem deci-sões responsáveis quando interagem nos ambientes digi-tais, 
3. Privacidade e segurança
Incluem dois conceitos diferentes: a privacidade diz sobretudo respeito à proteção de informações pessoais online, as do próprio e as de outras pessoas, enquanto a segurança está mais relacio-nada com a consciência das ações e dos comportamentos online. 
2. Direitos e responsabilidades
Os cidadãos digitais podem usufruir de direitos de privaci-dade, segurança, acesso e inclusão, liberdade de expressão e muito mais. No entanto, com esses direitos vêm certas responsabilidades, como ética e empatia e outras responsabi-lidades.
Comic Panel 4
Comic Panel 5
4. Consciencialização do consumidor
Está relacionada com o facto de que a World Wide Web, com as suas múltiplas dimensões, como os média sociais e outros espaços sociais virtuais, ser um ambiente em que frequen-temente o facto de ser um cidadão digital também significa ser um consumidor.
PrevNext