Book Creator

PiInfinitudes em Pessoa

by Triangulação AEFM

Pages 2 and 3 of 58

Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães
Loading...
πInfinitudes 2022
De todos, com todos e para todos!

Interdisciplinaridade
x
π em Pessoa
x
Dia Internacional da Matemática e do Pi
x
Dia Mundial da Poesia
x
Todos os dias!
x
Dízimas Infinitas, racionalmente irracionais e com muita Saúde Mental Positiva para todos, não periódicas, como π !
Loading...
Este e-book é um dos produtos finais do Domínio de Autonomia Curricular, realizado no âmbito do Tema “Saúde Mental Positiva” de Cidadania e Desenvolvimento, mobilizou diferentes turmas do décimo segundo ano, assim como a interdisciplinaridade e contou com o apoio da Biblioteca Escolar, culminando na partilha de recursos, desafios, filmografia e e-book bilingue (Inglês x Português), divulgados nos canais digitais do Agrupamento, cruzando também outras atividades e comemorações, designadamente do Dia Mundial da Matemática e do Pi e do Dia Mundial da Poesia. O percurso teve como ponto de partida o evento “Piçarra em Pessoa”, realizado no dia 7 de dezembro, no Centro Cultural de Chaves, contando com a presença do cantor Diogo Piçarra, que cantou o infinito de Fernando Pessoa. 
O e-book compila desafios, charadas, adivinhas e poemas assinados com pseudónimos, tudo πntdo à incomensurável escala de π e de Pessoa, com muita saúde mental positiva e rabiscos que intersetem os infinitos da Matemática, do π e da Poesia e que são πoneiros, musicalmente πtagóricos, πctograficamente criativos e aπnhados de inovação! Certamente, muito foi triangulado a partir de outras ideias, da Internet e de outros recursos, porque nada é inteiramente nosso, já que somos o somatório de contínuas partilhas e aprendizagens e que é essa imparável completude que mantém interminável o caminho do conhecimento, na certeza de que todos aprendemos com tudo, com todos e em todos os momentos!
Matemática, Poesia e outras sabedorias; de todos, com todos, para todos e em todos os momentos!


Todos os dias são matemáticos e a Matemática é de todos os dias! 14 do 3 é apenas uma aproximação do seu infinito, assim como 3,14 para o interminável caminho do π ou 21 do 3 para as 21 + 3 horas de Poesia de cada dia!
Assim, este e-book desafia-te a encontrares o infinito π da Matemática e da poesia, começando, este ano, pela casa decimal de Fernando Pessoa, já que Pessoa, tal como π, πncelam o infinito!
Comic Panel 1
PiPiões
Comic Panel 2
Aπnhados de Lógica Matemática, 3 πoneiros πtagóricos estimam πntar 4000 πões πntalgados de pombas, para πvotarem, no Dia Internacional da Matemática, tantas voltas de Paz como o número de casas decimais do π, se πntarem 4 horas diárias durante 5 dias. Mas, o trio vai dispensar um dos πtagóricos para πncelar πrilampos de amizade. Para compensar e aumentar a produção de ππões, no prazo pretendido, os restantes terão de πntar 8 horas diárias, durante 6 dias.
πncela o número de ππões que serão πntados!
πvota também o teu ππão!
O π existe!
∞ Pelo infinito de π em Pessoa:

πterónimos…

Pi, quantos heterónimos vivem em ti?
Serão tantos como as tuas casas decimais?
Serão, como tu, dízimas infinitas irracionais?
Tantos como Pi em Pessoa ou como Pessoa em ti?

Álvaros, Ricardos, Albertos, Pessoas em ti
Ou sem ti, que amais
Ou que odiais
No desespero infinito que vive em ti!

Giras nas vidas de cada um
Como circunferências que medes…
Mas, não cabes em nenhum!

E sem rumo sucedes
O teu infinito incomum,
E a ti mesmo te excedes!      

πedade πa
Comic Panel 1
 Come to the nerd side. We have pi.
Infinitely, endlessly!
Comic Panel 2
PrevNext