A new book

by A.N. Author

Cover

Loading...
O Páteo
Loading...
Jornal do INA
Loading...
Um Jornal criado por alunos! Para que cada um tenha o seu espaço!
Loading...
Março 2022
Loading...
Instituto Nun'Alvres, há 90 anos em Santo Tirso!
Comic Panel 1
Loading...
Nelma Azevedo

Desconhece-se que outro colégio da Companhia de Jesus tenha sofrido tantas mudanças e transformações. Aquele que começou por ser o Colégio de Campolide em 1858, permaneceu em Lisboa até 1910, data da implantação da República. Foi nessa altura que se viu obrigado a encerrar a sua atividade, após a expulsão dos Jesuítas de território Português. Contudo, persistentes, os Jesuítas refugiaram-se na Bélgica, em Jette-Saint-Pierre, onde ressuscitaram o Colégio de Campolide e de S. Fiel em 1912, mantendo-se lá até 1914. Foi aqui que foi nomeado Instituto Nun’Alvres!
Com as incertezas da 1ªGuerra Mundial e como ainda recebia vários alunos de Portugal, a Comunidade Jesuíta pretendia aproximar o Colégio cada vez mais do território Português. Por isso, em 1914, voltou a fazer as malas e viajou até Espanha, mais precisamente, Los Placeres. Também esta estadia foi curta, apenas de dois anos, até que se instalaram em La Guardia, até 1932.
Durante esse período de 16 anos, os alunos oriundos de Portugal continuavam a chegar e a vida em Colégio era cada vez mais intensa, com a celebração da Festa da Imaculada Conceição, bem como outras festas litúrgicas, os saraus culturais, a formação cristã, humanística e científica, que buscavam a formação integral do aluno, tão característico da educação Jesuíta.
Contudo, também em Espanha a inquietação começava a assolar Jesuítas e alunos do colégio, que viam esta permanência ameaçada. Reuniram-se, então, condições para viajar de novo, mas desta vez para território nacional. A maior preocupação era encontrar um espaço que pudesse acolher os 250 alunos que o Colégio já reunia. Pelas relações de amizade que já existiam com personalidades dos Concelhos de Santo Tirso e de Vila Nova de Famalicão, o Hotel Termal das Caldas da Saúde pareceu o local ideal, pelo menos para uma instalação provisória. Com o estreitamento de relações com a comunidade circundante, o provisório tornou-se efetivo e permanente.
Loading...
Desde o dia 6 de fevereiro de 1932, data da chegada da primeira comitiva ao Hotel Termal das Caldas da Saúde, que esta é a casa do Instituto Nun’Alvres, o Colégio que percorreu vários países da Europa, mas que nunca desistiu do seu principal intuito, educar e formar cidadãos Portugueses. É esta perseverança que marca os Jesuítas.
Aqui, em Santo Tirso, o Colégio das Caldinhas, como começou por ser apelidado, criou raízes, cresceu em número de alunos, formou inúmeras pessoas que por esta casa tiveram o prazer e o privilégio de passar.
As transformações do Colégio foram continuando, como resposta às necessidades da comunidade onde se inseria. De colégio interno para rapazes, começou a acolher alunas, de escola privada, passou a fazer serviço público, com os contratos de associação celebrados com o estado, os cursos Profissionais vêm dar resposta às empresas da região, tal como os Cursos de Educação e Formação.
Neste momento, o Instituto Nun’Alvres é uma das cinco escolas que integra este Centro Educativo, o Colégio das Caldinhas, em conjunto com a Associação Pró-Infância, com a Oficina e com a Artave /CCM.
O Instituto Nun’Alvres passou e ultrapassou todas as inquietações, guerras, reformas e obstáculos em nome da Educação de cada um que nesta Casa entra. Aqui formam-se pessoas com cabeça, coração e mãos.