Book Creator

Projetos

by Cursistas AEE e ATPs

Pages 2 and 3 of 37

!
!
PROJETOS
!
A tecnologia como aporte para o acesso a educação de pessoas com deficiência
!
Loading...
Palavras Iniciais...
Loading...
Prezados Educadores,

Esta coletânea de projetos é o resultado do conjunto de discussões teórico-práticas sobre as tecnologias educacionais no processo de educação de pessoas com deficiência. O desejo de superar a fragmentação sobre os aspectos do pensar e do agir na Educação Especial é que motivaram a organização do curso "A tecnologia como aporte para o acesso a educação de pessoas com deficiência" cujo principal objetivo foi viabilizar a formação de professores que atuam no AEE e de Assistentes Técnico-Pedagógico das unidades escolares da CRE Xanxerê.

Os encaminhamentos levaram a reflexões e à estruturação de um projeto que oportunizasse aos professores novas perspectivas para a ação docente em relação aos conhecimentos necessários para ações educativas que realmente possam integrar as tecnologias educacionais.

Entendemos que adaptar o ensino para alguns alunos não conduz a uma transformação pedagógica das escolas, exigidas pela inclusão, tais inovações exigem mudanças de paradigma educacional, reorganização das práticas escolares, planejamentos, currículo e avaliação, quando aceitamos os desafios de reorganizar o processo educacional para trabalhar com os alunos com deficiência, submetemos esses alunos ao que eles são capazes de avançar, ou seja, de desenvolver-se.

Não podemos esquecer que aprender é uma ação humana, criativa, individual, heterogênea e realizada pelo sujeito da aprendizagem, independentemente de sua condição intelectual, e ensinar é um ato coletivo.
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Dessa forma o processo de inclusão refere-se a um processo educacional que visa estender ao máximo a capacidade da criança com deficiência na escola e na classe regular, a atenção a alunos com deficiência requer frequentemente o auxílio e orientação de outros profissionais, sempre enfatizando a necessidade do educando e não a deficiência.

Portanto, os projetos que compõem este e-book, expressam parte do que foi este esforço coletivo de formação, um trabalho que estimulou o protagonismo dos cursistas pela intensa e permanente discussão pedagógica no espaço escolar e na sistematização e publicização de suas experiências. Agradecemos aos autores que contribuíram e qualificaram essa obra com os relatos de suas experiências de integração de tecnologia em suas aulas. 
Dedicamos este ebook a todos os alunos e professores da Educação Especial
EEB Antonia Gasino de Freitas
VIVENCIANDO AS TECNOLOGIAS
NA PRÁTICA ESCOLAR
Natureza do Problema
Ação:
Criação de caricatura individual de cada aluno, onde será possível expressar seus sentimentos, emoções e vivências que definem seu estado de humor. O trabalho iniciou de forma individualizada e posteriomente foi realizada exposição ao grupo de trabalho, com o relato da experiência vivenciada, confecção do vídeo das atividades desenvolvidas e montagem do mural com as caricaturas. Foram criados emojis onde os alunos puderam demonstrar através dessas imagens seu estado emocional e expressão de pensamento crítico, tanto na atividade desenvolvida, quanto no uso desta tecnologia em suas vivências.

Tecnologias utilizadas
Computador;
Celular;
Impressora;
Programas de computador;
Aplicativos para celular

Avaliação
Os alunos juntamente com os professores demonstraram grande satisfação e entusiasmo na aplicação das atividades escolares desenvolvidas com o uso das tecnologias para a aplicação do projeto. Percebemos que o uso das tecnologias promove grandes avanços na vida do ser humano, influenciando de forma significativa e positiva interligando suas vivências com a prática de seu cotidiano cada vez mais presentes no dia a dia destes educandos.


Autores
Cimara Leite Moreira , Daiane Carla Ribeiro, Marta Aparecida Oliveira da Silva Maia, Ana Carla Capello, Vilma Jascuf, Julia Graciela Baggio, Andreia Carla Zandavalli, Marlete Lurdes Wolf. 


link do trabalho
https://padlet.com/atpandreiazandavalli/5e5t5unog044pinl
Star;
EEF Prefeito Arlindo Barbiero
A LUDICIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Star;
Natureza do Problema: O projeto foi desenvolvido para contribuir com o desenvolvimento dos alunos inclusos na Educação Especial, envolvendo tais alunos em atividades lúdicas e prazerosas para que aprendam conteúdos e se desenvolvam em diferentes aspectos.
Ação: Foi selecionada 1 aluna da Educação Especial para a aplicabilidade do Projeto:
- Aluna do 3 º ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental com Síndrome de Down;
Com a aluna do 3º ano foi desenvolvida uma atividade adaptada para alunos com necessidades especiais; onde foi possível trabalhar:
- Contação de história;
- Leitura escrita e leitura de imagens;
- Interpretação de texto;
- Estímulo à imaginação e criatividade;
Tecnologias utilizadas: Computador / Internet/ Celular/ Impressora
Avaliação: A atividade diferenciada aplicada com a aluna contribuíu para que desenvolvesse habilidades necessárias e construísse conceitos relativos a determinados conteúdos.
Para os professores envolvidos também foi um trabalho diferente, pois foi preciso planejar e adequar a atividade pensando em habilidades a serem trabalhadas focadas nas necessidades específicas da aluna.
Autores: Professora AEE: Denir Aparecida Guidini De Andrade
Assistente Técnico Pedagógico: Franciele Siviero
Segundos Professores: Alberilde Barbosa Da Silva, Marisa Catia Guidini, Maria Elaine de F. Handke 
link do trabalho
EEB SALUSTIANO ANTONIO CABREIRA
Star;
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE
Natureza do Problema: Conscientizar os educandos de 3 turmas com inclusão social sobre a sexualidade na adolescência com responsabilidade, focando em uma vida sexual mais saudável e segura.
Ação: Leitura do texto introdutório; Vídeo explicativo sobre o tema (sexualidade); Aula expositiva e explicativa do texto pela professora regente; Aplicação do Wordwall.
Tecnologias utilizadas: Data show; Vídeos; Livros; Retroprojetor; Celular.
Avaliação:

Autores: Helga Dal'Bó Marin, 2ªprof- Rosani Stertz, Mari Tânia Cousseau
Odila Wilke, Prof de filosofia - Mauren Kelli Oltramari, Prof de sociologia - Ana Maria Bohrer

link do trabalho:
https://wordwall.net/play/21122/476/456
EEB CORALIA GEVAERD OLLINGER
BRINCANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS
Star;
Natureza do Problema: Este projeto tem como objetivo estimular as emoções, o raciocínio lógico, a capacidade e a interação por meio de jogos tecnológicos, através da adição e subtração. Com os jogos os alunos aprendem socializar-se coletivamente e desenvolvem as habilidades e noções da matemática, além, de fluir o gosto em querer jogar, assim, se estimulando em aprender a adição e a subtração.
Ação: Apresentar noções matemáticos, por meio de jogos, com alunos da
educação especial, inclusos no ensino regular das series iniciais, finais e AEE, consideramos os conhecimentos dos alunos já adquiridos, apresentamos a eles algo que desperte interesse e que possibilite maior desempenho nas habilidades matemáticas e no uso das tecnologias como estratégia de aprendizagem.
Tecnologias utilizadas: Objetos para noção de quantidades (lápis de cores, palitos, material dourado, grãos,); Computador; Celular; Programa de computador; Lápis de escrever; Caderno; Borracha; Cartolina; Régua; Calculadora; Lego
Avaliação: Percebemos muitos avanços e inovações tecnológicos nos dias atuais, no entanto, surge a necessidade do aprimoramento e capacitação dos professores para mediar aos alunos e aguçar o desejo em aprender e ampliar o pensamento crítico. São muitas as possibilidades de aprendizagem que nos oferece as informações tecnológicas em desenvolver nas práticas escolares.
Autores: Ana Claudia Damian, Dilvani Zanchet Dalbem, Eroni Aparecida Rodrigues da Luz Fernandes, Iandra de Fátima Barbosa Stingher, Simone Marques de Oliveira.
link do trabalho: https://kahoot.it/challenge/?quiz-id=9db851ba-832c-407e-a368-0248f72643cf&single-player=true
PrevNext