Book Creator

5TA1

by Bruna Pistori

Cover

Loading...
Pequenas mudanças podem causar um grande impacto em nosso planeta.
Loading...
E-Journal
Loading...
5TA1
Loading...
Maxi News
Texto feito por Tales Kendy, Samuel Gedevil, Theodoro Casagrande, Matheus Vaquero, Pedro Henrique de Lira e Otávio Meisen.
Desperdício de água. Devemos reduzir nosso consumo.
Devemos reduzir o consumo de água para a sobrevivência dos seres humanos, e para não terem complicações no clima e na vida terrestre. Como furacões, enchentes, avalanches, desabamentos, incêndios e até problemas respiratórios. Dicas para reduzir esses problemas: Tomar banhos curtos, reutilizar água da chuva, usar a água da máquina de lavar roupa para lavar o carro, enquanto escovar os dentes deixe a torneira fechada, não jogue lixo no chão e não desmatar as florestas.
Somente 3% de toda agua mundial é potável. E os outros 97% são salgadas.
Comic Panel 1
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
Esse texto representa a quantidade de água no mundo e também as coisas que devemos fazer para cuidar da agua.
Maxi News
Este jornal foi criado por: Leonardo Agonilha, Bruno Agonilha, Rodrigo Leandro Lopes, Murilo Favaretto, Miguel Ricci e Eduardo Manoel Spagnuolo * 5TA1
Desperdício de Água


O nosso planeta é composto por 71% de água, armazenada em oceanos, lagos, rios, geleiras, etc. Porém, apenas 3% da água do planeta é doce, e 2% dá água doce está presente nos aquíferos e geleiras. Por isso, temos apenas 1% da água existente disponível para uso e consumo. Apesar isso, muita água está sendo poluída por indústrias, dejetos domésticos, agrotóxicos, lixões e marés negras. Para evitar a falta da água potável, ou seja, boa para uso, devemos ser conscientes em relação ao consumo de água. De acordo o site Your plan,Your planet, se uma pessoa tomar banhos de 5 minutos, daria para encher 16 banheiras de hidromassagem! são 4563 galões de água.
Uso consciente da água
Pegada de carbono
Atenção:
O que é pegada de carbono?

Pegada de Carbono é o cálculo da emissão total de gases de efeito estufa (GEEs), incluindo o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), associados atividades humanas no Planeta. A conta inclui as emissões que têm origem na produção, no uso e no descarte de produtos ou serviços.
Para que serve?

Por meio da pegada de carbono podemos analisar os impactos que causamos na atmosfera e as mudanças climáticas provocadas pelo lançamento de gases do efeito estufa a partir de cada produto, processo ou serviço que consumimos.
https://www.ecycle.com.br/pegada-carbono
Pegada de carbono
Luisa Salton, Manuela Sosigan, Analuz Murano, Leticia Jacomini , Isadora Queiroz e Luiza Massoti.
pegada de carbono é uma metodologia criada para medir as emissões de gases estufa – todas elas, independente do tipo de gás emitido, são convertidas em carbono. Esses gases são emitidos na atmosfera durante o ciclo de vida de um produto, de processos ou de serviços. São exemplos de atividades que geram emissões a queima de combustíveis foceis, o cultivo de arroz, o desmatamento, as queimadas, entre outras. Ou seja tudo que emitimos de gases deixam nossas "pegadas" pelo planeta, que são nossos rastros.
Durante uma semana os alunos do 5TA1 fizeram uma pesquisa sobre os seus consumos diários de energia, água e comida. Colocamos os resultados do tempo que cada aluno demora no banho, fizemos a pesquisa por 3 dias , colocamos em uma planilha para obter dados e descobrimos que o gasto total de tempo foi de 187 minutos, sendo que a cada 5 minutos de banho gastamos cerca de 4.563 galões de água segundo o jogo "Your Plan, Your Planet".
Jogo "Your plan, your planet".
Dados coletados da turma.
INVENTECA
COORDENAÇÃO
- Janaina Gardenal
- Rosângela Silva


DIREÇÃO
- Débora Janaína Durães
PROFESSORA - Bruna Marquezini Pistori
Caption
At malesuada nisl felis sit amet dolor
Autores:
- Ana Luz Murano Sanches
- Bruno Agonilha Marquezini
- Eduardo Manoel Spagnuolo
- Isadora Queiroz
- Leonardo Agonilha Marquezini
- Letícia Jacomini
- Luiza Massoti
- Luiza Salton
- Manuela Sosigan
- Matheus Vaquero
- Miguel Ricci
- Murilo Favoretto
- Otávio Meisen
- Pedro Henrique de Lira
- Rodrigo Leando Lopes
- Samuel Gedevil
- Tales Kendy
- Theodoro Casagrande
PrevNext