Book Creator

ISOLAMENTO E PANDEMIA - HORIZONTES POSSÍVEIS: O que se transformou? O que deverá permanecer?

by GRAÇA MARIA MARINO TOTARO

Pages 4 and 5 of 45

Loading...
TEMA: Economia e Política
Professores: Eliane Yambanis, João Gabriel Priolli e Leonardo Cordeiro

A COVID-19 vem atacando, de forma grave e indiscriminada, diferentes indivíduos, mas também, pegou em cheio o corpo econômico da nossa sociedade, transformando em crise respiratória aguda vários desafios que já eram conhecidos por nós. Especula-se, por exemplo, que a logística da produção de “commodities” agrícolas (ações do agronegócio) esteja por trás do surgimento dessa e de outras pragas que têm atacado nossa forma de viver. Inclusive, para muitos, é justamente essa forma de organizar a economia a raiz do problema.
Aqueles que puderam se proteger em suas casas, praticando o distanciamento social, assistem aos milhares que tiveram que garantir o funcionamento da economia em geral e dos serviços das metrópoles, evitando que a quebradeira não fosse maior ainda.
Loading...
Para esses trabalhadores, que não puderam se dar ao luxo de levar seu escritório para dentro de casa, o medo de desemprego, o aumento da informalidade e a desregulamentação do trabalho motivaram a economia do risco. Afinal, trabalho e desigualdade são marcas desse corpo econômico e social chamado Brasil.
Fica cada vez mais evidente que não haverá vacinas rápidas, e que as respostas políticas demorarão, tanto quanto a medicina, na formulação de saídas individuais e coletivas para essa enfermidade. Mas, de alguma forma, os Estados são forçados a reagir e, com maior ou menor grau de eficiência, apresentam tratamentos com o objetivo de cuidar da doença e da sociedade que seguirá após a pandemia.
Na temática de Economia e Política, foram discutidos os desafios impostos ao moribundo corpo econômico neoliberal, agora vitimado por um perigoso vírus. E, num esforço de formular um painel comparativo, foi analisado o receituário político que está sendo elaborado no Brasil e no mundo para tentar sanar os males agravados pela COVID-19.