Book Creator

Jornal Residência Pedagógica

by JOCIANE MARQUES DA SILVA MOREIRA

Pages 2 and 3 of 3

Residência Pedagógica
Sobre a publicação
novembro/dezembro 2021
Resumo do que aconteceu na EMEF Milton Pereira Costa, nos meses de novembro e dezembro.
Novembro Negro: Educação Antirracista
Comic Panel 1
Os alunos dos 9º anos A e B participaram do Sarau da Resistência e Slam do Milton apresentando suas poesias autorais e de grandes poetas periféricos.
Um, dois, três: Slam do Milton!!!

A poesia de Sérgio Vaz e Rodrigo Ciríaco fez-se presente nas aulas de Língua Portuguesa dos 9º anos A e B da EMEF Milton Pereira Costa, escola localizada na zona Leste de São Paulo e que realiza com a sua comunidade um projeto de intervenção contra o racismo estrutural, por meio da dança, poesia e desfile de moda.
Os alunos apresentaram no dia 27 de novembro o resultado dessas atividades na festa da Família, evento que acontece na EMEF desde o ano de 2015, no mês de Novembro e é nomeado como o Novembro Negro.
Além dessas atividades que envolvem todo o ciclo interdisciplinar e autoral, os alunos que fazem parte do Ensino Fundamental I também apresentam e expõem suas atividades e projetos.
Há uma grande preocupação com a inclusão, que participa ativamente de todo o processo.
Residentes elaboram propostas pedagógicas antirracistas para as aulas de Língua Portuguesa
Propostas para uma Educação Antirracista

Os residentes de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul, da Zona Leste de São Paulo, apresentaram suas propostas de atividades para os alunos dos 9º anos que se preparavam para o Sarau da Resistência e o Slam do Milton.
Os futuros professores elaboraram um plano de aula que contemplasse essas turmas do Ciclo Autoral, com o objetivo de incentivar a produção autoral, o pensamento crítico e a leitura da poesia periférica.
Loading...
Sarau & Slam da Resistência
Loading...
Práticas Pedagógicas Antirracistas no Ensino de Literatura Afrobrasileira na escola: a voz da periferia representada por Rodrigo Ciríaco e Sérgio Vaz
Loading...
Considerando que a escola, como instituição, tem poder social para propagar o racismo - ou lutar contra ele - o professor que trabalha com a literatura antirracista deve estar consciente da importância do papel que pode desempenhar naquele território. O trabalho em sala de aula com poesias periféricas mostra-se essencial para que os jovens possam ter contato com temáticas que os façam refletir acerca de diversas questões que atravessam a todos cotidianamente. Práticas de leitura com intervenções do professor dentro da escola são possíveis para combater o Racismo Estrutural, bem como reconhecer sobre seus danos para os indivíduos, para as relações e para a vida em sociedade; partindo de uma situação conhecida pelos alunos.
Comic Panel 1
Loading...
Sarau da Resistência e Slam do Milton
Aluno Felippe Nagashi
Loading...
A poesia periférica
A proposta inicial foi apresentar aos alunos diferentes concepções dadas sobre a Literatura Periférica, voltada para a cultura afrobrasileira, e que frequentemente apresentam temas relacionados à realidade da população marginalizada: crime, violência, desigualdade, drogas, desemprego e racismo. Este último, foi o tema em destaque do Sarau do Novembro Negro.
Sérgio Vaz e Rodrigo Ciríaco
O motivo da escolha dos autores Sérgio Vaz (2011) e Rodrigo Ciríaco (2011) seria por ambos, com sua identidade, nesse contexto de produção periférica, pretenderem quebrar as fronteiras do preconceito e da intolerância, levantando questões importantes sobre os territórios culturais nos quais desenvolvem seus saraus, por meio da desenvoltura e controle das interpretações, fortalecimento de uma identidade individual, e pelo efeito também na força de uma comunidade que fala por meio deles. 
Comic Panel 1
Loading...
Caption
At malesuada nisl felis sit amet dolor
Loading...
TCA - Trabalho Colaborativo Autoral
Loading...
Loading...
Alunos do Ciclo Autoral apresentam suas pesquisas para a comunidade escolar.
Loading...
Trabalho de autoria na EMEF MILTON PEREIRA COSTA
Loading...
Violência Doméstica
Comic Panel 1
Loading...
CAPTION At malesuada nisl felis sit amet dolor. Duis ultrices semper lorem nisl felis sit. At malesuada nisl felis sit amet dolor nisl felis.
Comic Panel 1
Loading...
Juventude e direitos na cidade
Comic Panel 1
Loading...
Jovens na Política

A pesquisa realizada por estudantes do 9º ano, que teve como objetivo investigar o nível de interesse dos jovens da nossa escola e bairro em relação a política. Para isso, os alunos fizeram pesquisas em sites apropriados, enviaram um questionário para familiares e amigos e entrevistaram funcionários da escola. Com esse conteúdo elaboraram um curta metragem, slides e um rap.
E com base no estudo e pesquisas, o grupo concluiu que o índice de desinteresse e falta de educação política é preocupante, e várias questões levam a isso, como por exemplo, a falta de acesso por parte das periferias e de incentivo. De noventa e uma das pessoas que responderam o questionário 34% não tem interesse ou não gostaria de saber sobre este assunto. O que é um número preocupante quando se
leva em consideração a atual situação do Brasil.
Loading...
Salienta-se que participação dos jovens na política é importante, pois abre novos horizontes para compreender como em cada contexto histórico e cultural a própria política pode ser reinventada. Dessa forma os jovens são protagonistas no cenário político brasileiro, visto que participam ativamente dos movimentos.
A educação política é um processo de transmissão de informações e conhecimentos com o intuito  de disponibilizar ao cidadão um repertório que lhe permita compreender as nuances dos debates políticos no Brasil e no mundo, para participar ativamente da política.

Loading...
Comunidade Surda
Loading...
A pesquisa foi realizada com o objetivo de mostrar a importância da Comunidade Surda em na sociedade. Para isso, os alunos desse grupo, enviaram um formulário para as pessoas da região em que residem, para que elas contassem sobre o que conhecem sobre este tema.
É um tema realmente importante de ser discutido, pois os estudantes também falaram de luta contra preconceito dentro das escolas e fora delas também.
A Comunidade Surda é composta por integrantes que se reúnem principalmente em função da língua de sinais, compartilhando padrões de comportamento, experiências, além de valores e crenças.
Loading...
Neste tema, o grupo iniciou sua pesquisa pensando nas vítimas que sofreram violência doméstica durante a pandemia. Para isso realizaram pesquisas, entrevistas e enviaram um questionário ao público jovem e adulto.   
 Os estudantes foram à procura de psicólogos, assistentes sociais e vítimas, que os ajudaram a tirar conclusões sobre o trabalho. No final deste artigo, comparou-se todos os dados e mostrando as conclusões e resultados.
A pesquisa teve início em junho de 2021. Inicialmente, realizaram um formulário que divulgaram nas redes sociais e obteram os diferentes resultados. Nas quais as seguintes perguntas foram:
1- Você conhece alguém que já tenha sofrido com a violência doméstica ?
2- Você acha que a violência doméstica é mais predominante a que gênero ?
3- Você acha que a violência doméstica é praticada como ?
4- Por que você acha que muitas pessoas não denunciam ?
5- O que você acha do ditado popular "Em briga de marido e mulher não se mete a colher." ?
Loading...

You've reached the end of the book

Read again

Made with Book Creator

PrevNext