Book Creator

Tradições e Invenções

by Carla Maria da Rocha Quaresma

Pages 2 and 3 of 34


5ºA
2021/22
Loading...
Loading...
Introdução

Portugal é um país extremamente rico em histórias e antigas lendas, que inspiram costumes e superstições. São às centenas as lendas portuguesas, contos, ditos e crenças populares que tornam a nossa cultura tão rica e interessante.
    Contadas aos serões nos frios invernos pelos nossos antepassados revelam (…) terras e gentes de coragem, histórias de vingança, justiça, amores impossíveis e amores perfeitos, outras dizem respeito a acontecimentos verídicos mas com toques de imaginação, provavelmente para aumentar a carga dramática ou heroica do que realmente sucedeu.
    Lendas contadas de forma um pouco diferente, consoante a região e quem as conta, mas com a mesma essência.
A CHUVA DE SÃO TIAGO

     As terras de Chã de Ferreira sofreram um longo período de seca, há já alguns anos.
    Os campos ficaram ressequidos e as ribeiras ficaram com um fio de água. Os pobres e humildes lavradores já não sabiam o que fazer. Tinham de pagar o foro (renda) ao senhorio e não tinham com quê! Nem cheta! Até o próprio gado começou a passar fome.
     Como aquelas gentes são muito devotas aos Santos, acreditando em milagres, pensaram fazer uma procissão a pedir chuva. Numa última tentativa desesperada, o povo pegou no andor do Santo (Tiago) e, entre cânticos e orações, levou-o até ao rio da Levada Velha. Certo é que quando a procissão regressou à igreja (Modelos) já chovia abundantemente!
     O povo, na sua fé, continua a eleger este acontecimento como sendo um dos muitos milagres de São Tiago de Modelos.

  Joana e Matilde
A Lenda de São Tiago

    Reza a lenda que há muitos anos, a terra de Chã de Ferreira sofreu um grande período de seca. Os campos encontravam-se secos, os animais não tinham como se alimentar, o rio estava praticamente seco.
    Os pobres e humildes lavradores ao depararem com tal crise decidem fazer uma procissão a pedir chuva. Muito devotos de São Tiago pegaram no seu andor e entre cânticos e orações, levaram-no até ao rio da Levada Velha. É certo que no caminho de volta à Igreja de São Tiago de Modelos começou a chover.
    O povo evoca ainda hoje esta lenda, como um dos milagres deste santo na terra.

    O que poderá ser verídico nesta lenda?
    As terras de Chã de Ferreira sofreram um longo período de seca, há já alguns anos, e após uma procissão em honra de São Tiago a pedir chuva, começou a chover.

                                            Manuel Castelo e Manuel Paula
O PENEDO REBOLÃO

   Houve em tempos, na Citânia, um enorme penedo, polido e redondo como um seixo e, algumas vezes, tão leve como um novelo de lã. Era o “Penedo Rebolão”.
   O penedo era a satisfação e o encanto dos rapazes que guardavam o gado nas encostas. Grande mistério estava escondido naquele calhau! Uma vez retirado do seu lugar, parecia ter o diabo consigo. Para onde quer que fosse, voltava ao sítio de onde o haviam retirado. Aquele penedo tinha um sítio próprio!
   E isto sucedia dia atrás de dia, até que numa bonita tarde de primavera, um lavrador de Negrelos agarrou o penedo, carregando-o para cima do carro. Os rapazes tristonhos, queriam que a pedra voltasse para trás, mas o carro de bois lá seguiu, descendo a serra, em direção ao rio.
PrevNext