Book Creator

Diário de aprendizagem

by Carlos Matos

Cover

Loading...
Diário de Aprendizagem
Loading...
Carlos Matos
Loading...
Sessão 1
Sessão 2
Os testemunhos reunidos no livro ComParte (Fundação Maria Rosa). (2018). Prós da educação inspiram, devem ser considerados, pois dão a perspetiva dos alunos para uma reflexão séria sobre a questão da educação. Achei interessante os testemunhos sobre a biblioteca, em 26 escolas: “Uma escola, para ser uma escola, tem que ter uma biblioteca! Porque a biblioteca é um sítio onde os alunos têm conforto! Os alunos podem concentrar-se. A biblioteca deve ser um sítio que nos faz desfrutar dos livros, com bom ambiente. Há alturas em que vemos pessoas a estudar e até nos dá vontade de estudar, é um ambiente que nos estimula a estudar.” 
Recomendações feitas: apostar numa maior formação dos funcionários, iria ainda melhorar o potencial da biblioteca; a biblioteca reconhecer mais os projetos desenvolvidos pelos alunos, visto que o reconhecimento motiva.
Sessão 3
Direito à Liberdade.
O Maior dos Direitos é o Direito à vida. Sem este nada faz sentido. Mas neste momento de grandes transformações sociais o direito à liberdade é fundamental. Aparentemente vivemos numa sociedade pluralista e que apregoa princípios e valores fundamentais. No entanto, de forma discreta, são controlados todos os nossos passos. Basta ligar os dados móveis do telemóvel e fazer uma busca na internet... Somos condicionados, por vezes, quando queremos dar uma opinião, receando fazê-lo por receio das consequências. A falta de informação e de conhecimentos que fazem que as pessoas não consigam distinguir o que é verdade e o que é fake news. A manipulação diária a que estamos sujeitos.
Num mundo em profundas mudanças digitais, o direito à privacidade é fundamental. A educação é fulcral para a aplicação e vivência dos Direitos Fundamentais. A nova "geração" direitos, digitais e de privacidade, por exemplo, devem ser considerados e constar num novo texto. Em mais de sete décadas o mundo está radicalmente diferente.
Num mundo em profundas mudanças digitais, o direito à privacidade é fundamental. A educação é fulcral para a aplicação e vivência dos Direitos Fundamentais. A nova "geração" direitos, digitais e de privacidade, por exemplo, devem ser considerados e constar num novo texto. Em mais de sete décadas o mundo está radicalmente diferente.
PrevNext