Book Creator

Livro: EJA Ciclo II -Final

by Educação de Jovens e Adultos

Cover

Loading...
Educação de
Jovens e Adultos
Loading...
Covid 19 - como o vírus afetou o mundo do trabalho?
Loading...
Queridos alunos,

Nesta pandemia, vocês conseguiram se reinventar, descobrir novos talentos ou acordar os que estavam adormecidos? Esperamos que sim, pois foi um período de aprendizagens para todos nós! O percurso foi longo e vocês nos surpreenderam demonstrando perseverança e coragem.
Assim, estamos encerrando o ano com muitos desafios vencidos, outros a superar e a certeza de que logo estaremos juntos, apoiando-nos e aprendendo uns com os outros.

Um grande
e agradecido abraço!
AQUECIMENTO
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões. Vamos aquecer!
Pintada em 1933, a tela Operários tem temática social e está exposta no Palácio Boa Vista. O quadro acima retrata 51 operários da indústria e pertence ao Acervo do Governo do Estado de São Paulo.
1- Observe a tela Operários, perceba para onde os operários estão olhando, se eles são de uma mesma nacionalidade, se estão satisfeitos com o trabalho, como está a expressão facial dos trabalhadores. A partir destas observações, ou seja, desta leitura, o que você acredita que estes trabalhadores esperam do futuro? O que na tela fez você deduzir estas respostas?
2- Agora é com você! Faça a releitura da obra acima retratando trabalhadores da saúde, do comércio, da limpeza urbana ou o grupo de profissionais que o(a) sensibilizou durante o isolamento.
Nós, professores, já fizemos uma releitura para você conhecer um pouquinho do nosso grupo.
Para saber mais...

À medida que as reverberações da quebra do mercado de ações em 1929 iam marcando o início de um período de depressão econômica global, Tarsila do Amaral encarava os seus próprios desafios. O Brasil encontrava-se mergulhado em conflitos políticos que resultaram na Revolução de 1930 e no golpe que levaria Getúlio Vargas à presidência do país. Em 1931, a pintora passou várias semanas na União Soviética, onde fez uma exposição individual e estudou pinturas do realismo social.
Concluída depois de seu regresso, a tela Operários incorpora técnicas da arte soviética. Representações de multidões eram uma estratégia visual comum usada para ilustrar as ideias coletivistas do comunismo. No entanto, o que é mais impressionante nesta pintura não é o sentimento revolucionário, e sim a incrível diversidade racial e étnica dos rostos retratados. A pintura pode ser considerada um dos melhores registros visuais do período de industrialização brasileira (especialmente do estado de São Paulo). Tratou-se de um momento histórico marcado pela migração de trabalhadores, uma classe ainda muito vulnerável e explorada, sem acesso a leis que a defendesse.
Tarsila imortaliza, em seu quadro, as feições dos trabalhadores das fábricas. Chama a atenção o fato de as faces serem bastante distintas: existem trabalhadores de todas as cores e etnias representados lado a lado. É de se sublinhar que, apesar das diferenças, todos carregam no semblante feições extremamente cansadas e desesperançosas. São 51 rostos, que nunca se sobrepõem, todos sem o corpo registrado. Essa mistura de trabalhadores exibidos em sequência aponta para a massificação do trabalho.
PrevNext