Book Creator

A Literatura Portuguesa na Era Medieval

by Gabrielle Maganha Francesquetto

Cover

Loading...
Comic Panel 1
Sumário
Capa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Objetivos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Era Medieval . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Trovadorismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
03

04

05

06
Humanismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Classicismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Considerações finais . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Referências Bibliográficas . . . . . . . . . . . . . . .

Sobre o autor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
09

12

16

17

19
Introdução
A Literatura Portuguesa teve suas primeiras manifestações no século XII, quando ocorreu a expulsão dos árabes da Península Ibérica e a formação do Estado Português. Seus primeiros relatos foram escritos em Galego-Português, resultado da relação cultural existente entre Portugal e Galícia.

Ao que tudo indica, a Literatura Portuguesa teve um papel significativo para que desse início a Literatura Brasileira, uma vez que ela começou a surgir no Brasil durante o Período Colonial, quando o território era uma colônia Portuguesa. Explicando-se assim o porquê da popularidade de autores marcantes de Portugal entre os brasileiros, como Luís Vaz de Camões, Eça de Queiroz e José Saramago.
As obras portuguesas acompanham as grandes influências históricas, políticas e sociais, desde o seu início até seu período atual. São essas as influências que estabelecem as divisões e subdivisões da produção literária em: Era Medieval - a qual será discutida posteriormente -, Era Clássica, Era Romântica ou Moderna. As Eras são subdivididas em escolas literárias.
03
Comic Panel 1
04
Objetivos
● Levar o leitor a conhecer as manifestações literárias, predominantemente da Era Medieval (Trovadorismo e Humanismo) e o Classicismo da Era Clássica;

● Reconhecer a importância que o contexto histórico e cultural tem sobre as obras;

● Assimilar os exemplos de textos de cada período com a expressão do homem nas épocas;

● Fazer com que o interlocutor perceba as influências que cada período literário tem sobre os dias de hoje.
Era Medieval
A Era Medieval, primeira fase da manifestação literária portuguesa, estava inserida na Idade Média, onde foi um período que se iniciou com a queda do Império Romano, no século V, com o Renascimento Florentino e terminou no fim do século XV, com a tomada de Constantinopla pelos turcos e com o início do Renascimento.

O período foi marcado pela religiosidade (Teocentrismo), fato que, as obras da Literatura Medieval são marcadas por essa temática.

Além disso, a sociedade do período era rural e autônoma, com a presença do sistema feudal, em que a Igreja possuía grande poder sobre a vida dos senhores e dos vassalos.

A Idade Média foi um período de acontecimentos muito importantes para a História, entre eles: a
expansão do cristianismo seguido das cruzadas, o renascimento urbano e comercial e a formação das monarquias nacionais.

O conjunto de obras que foram escritas na Idade Média ganham o nome de Literatura Medieval, a qual foi marcada pela presença de temáticas religiosas, históricas e amorosas, muitas delas escritas por autores anônimos.

A Era Medieval da Literatura Portuguesa é dividida entre Primeira Época (Trovadorismo) e Segunda Época (Humanismo).
05
Trovadorismo
PRIMEIRA ÉPOCA - SÉCULO XII
As cantigas eram tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer, representadas por nomes como Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes, entre outros.
06
O Trovadorismo foi o primeiro movimento que deu início à Literatura Portuguesa. Surgiu no século XII na região de Provença, na França, que mais tarde espalhou-se pelo continente europeu. O movimento tem esse nome, pois o trovador era seu personagem principal. Ele era autor das obras, as quais eram chamadas de cantigas, uma vez que os poemas recitados estavam sempre seguidos de música e instrumentos musicais, transmitidos oralmente, por meio do canto.

O marco inicial dessa escola literária se dá por meio da “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia", o qual foi o primeiro texto medieval português registrado.
Abrangiam temas desde um amor não correspondido, a um sofrimento, um lamento de uma espera até a uma crítica agressiva.

Existiam coletâneas das cantigas que eram chamadas de cancioneiros, as mais conhecidas são: Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa, Cancioneiro de Ajuda e o Cancioneiro da Vaticana.
PrevNext