Book Creator

550nline-Ed.10/fev/2023

by Maria Augusta Madeira Fraga Gonçalves

Pages 6 and 7 of 15

Loading...
É notícia
Loading...
Loading...
Robôs cuidadores
Loading...
Sabe usar o ChatGPT?
Loading...
Loading...
Com o aumento da população verifica-se também o crescimento da terceira idade. Uma das grandes dificuldades que encontramos quando se trata de idosos, são os cuidadores, serviço contratado geralmente por pessoas com pouco tempo para realizar essas tarefas específicas. Contudo, encontrar um cuidador que transmita confiança e ao mesmo tempo consiga ajudar nas tarefas domésticas, nem sempre é fácil.
O envelhecimento faz parte do ciclo da vida. Normalmente, durante a terceira idade, as pessoas precisam de mais cuidados e atenção médica, das quais se destacam estão a companhia e o cuidado básico.
Nalguns casos, os idosos não têm família ou os familiares são bastante ocupados, o que acaba por dificultando os esses cuidados. Devido a isso, existem pesquisas com a possibilidade de utilizar robôs para potencializar o cuidado e a interação com idosos, servindo para oferecer suporte emocional e acesso remoto aos profissionais da Saúde.

Elsa Romão
Loading...
ChatGPT significa Chat Generative Pre-Trained Transformer. É um software programado para gerar textos numa linguagem natural, de maneira semelhante a um humano. Traz-nos uma inteligência artificial (AI) capaz de responder a perguntas complexas dentro do contexto de uma conversa, tendo ganhado força entre o público precisamente pelas suas respostas detalhadas e semelhantes às dos humanos.
Chegou há pouco tempo e tomou de assalto a Internet e os seus utilizadores. A utilidade desta inteligência artificial é grande e está agora a ser descoberta. Ainda assim, a União Europeia quer regulamentar este serviço e pode em breve trazer limitações ao se uso.
Os números de utilização do ChatGPT têm estado a crescer de forma exponencial ao longo dos últimos meses. Esta oferta da OpenAI começa a estar presente em muitos locais, ainda que de forma muito discreta ou sem que os utilizadores tenham noção disso.
A necessidade de regras para regulamentar esta utilização é urgente e estará já a tomar forma. Os utilizadores precisam saber que estão a interagir com sistemas automatizados e não com pessoas reais ao usar estes sistemas de IA.

Fonte: pplware
Loading...
Fonte: A pensar em...
Loading...
O filme “Robot & Frank”, passado num futuro próximo, narra a história de um idoso que recebe um presente do filho: um mordomo robô programado para cuidar dele.
Loading...
Trailer do filme “Robot & Frank”
Loading...
É notícia
Loading...
Loading...
Loading...
A câmara é o próximo teclado
Loading...
Loading...
Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Loading...
Há muito que pesquisar informação online não implica, necessariamente, abrir uma página web e escrever algumas palavras num motor de busca. Já é possível fazer pesquisas através de assistentes de voz, diretamente num mapa ou tirando uma simples fotografia. A Google ‘arrepiou’ caminho na indústria em muitas destas áreas e diz estar empenhada em continuar a evoluir nestes segmentos – inclusive numa altura em que está a ser pressionada por um novo sistema de geração e pesquisa de informação, o ChatGPT da OpenAI.
Uma das áreas na qual a Google mais tem investido é na chamada pesquisa visual – ou seja, fazer pesquisa através de fotografias ou imagens captadas em tempo real do ambiente que nos rodeia.
Apesar de já ter dado a conhecer a funcionalidade no ano passado, a Google anunciou agora que a pesquisa multimodal do Google Lens – um sistema que permite combinar pesquisa visual e pesquisa por texto – passa a estar disponível para utilizadores de todo o mundo.
A atualização da aplicação deverá ficar disponível, de forma faseada, ao longo das próximas semanas, e vai suportar 70 idiomas. Com a pesquisa multimodal, podemos, por exemplo, tirar uma fotografia a um caderno e depois escrever, em texto, para que o Google encontre uma camisa com um padrão semelhante.
A Google anunciou ainda a integração da geolocalização na pesquisa multimodal. Exemplo: com o smartphone pode tirar uma fotografia de um bolo (como um pastel de natal) e depois escrever na pesquisa “perto de mim”, para que o Google lhe recomende locais, perto de si, onde pode comer aquele bolo específico.
A Google anunciou ainda outra forma de pesquisa visual – vai ser possível pesquisar aquilo que estamos a ver num vídeo. Para isso, basta ativar o Assistente Google enquanto o vídeo está a ser reproduzido, para o sistema tentar identificar o que está na imagem naquele momento específico.
Loading...
Loading...
O website Ilha Periscópio disponibiliza recursos educativos digitais (RED), de acesso livre, para as áreas curriculares de Estudo do Meio, Português e Matemática do 1.º ciclo do ensino básico:
Loading...
● Diversos recursos para apoiar os professores no ensino experimental das ciências abrangendo os seguintes temas: dissolução; luz, sombras e imagens; sustentabilidade, eletricidade; flutuação; mudanças de estado; plantas; corpo humano;
Loading...
Loading...
●4 jogos digitais que visam promover a aprendizagem da leitura e da escrita: O Comboio; DIGIBIBLIO; A Fábrica de Textos; A Casa na Quinta: 
Loading...
Loading...
●10 jogos digitais que promovem o desenvolvimento das competências e tópicos matemáticos principais do currículo do 1.º ciclo como, por exemplo, o cálculo mental, as operações aritméticas, a organização de dados e as representações gráficas:
Loading...
Loading...
Loading...
Fonte: Exame Informática
Loading...
Pode consultar mais informações sobre estes recursos, nomeadamente os guiões de apoio à exploração dos jogos de português e matemática, bem como sugestões para trabalhar as aprendizagens essenciais, no site:

Cristina Marques