Book Creator

550nline-Ed.3/jan/2022

by Maria Augusta Madeira Fraga Gonçalves

Cover

Loading...
Loading...
Somos professores de Informática, do Agrupamento Pioneiros da Aviação Portuguesa. Pretendemos partilhar notícias e informações sobre tecnologias, bem como plataformas e ferramentas que apoiem o ensino.
Com este projeto procuramos contribuir para o desenvolvimento das competências digitais dos docentes do Agrupamento e ajudar no processo de digitalização escolar.
Esta será a nossa contribuição.
Loading...
Sobre nós...
Loading...
Janeiro 2022
Loading...
Como fazer
Loading...
É notícia
Loading...
Formação
Loading...
Melhorar as suas buscas no Google
Loading...
Loading...
Próxima atualização do Windows 11
Loading...
Loading...
Recode-Formação online
Loading...
CFAECA-Inscrições
Loading...
Plataforma de design gráfico
Loading...
Loading...
Como instalar o Microsoft Office de forma gratuita?
Loading...
Loading...
Building The Future 2022
Loading...
Educar para os desafios do século XXI
Loading...
Audacity - software de áudio gratuito
Loading...
Loading...
Zoom aposta em eventos de grande escala
Loading...
Kahoot! Jogar e criar quizzes
Loading...
Loading...
Loading...
Curiosidades
Loading...
Loading...
Loading...
Ransomware: o que é e como funciona
Loading...
Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa
Loading...
Loading...
Loading...
O cinema DE, PARA e SOBRE professores
Colaboraram nesta edição
Comic Panel 1
João Gonçalves
Comic Panel 1
Filomena Afonso
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Maria Augusta Gonçalves
Comic Panel 1
Paulo Mendes
Comic Panel 1
Beatriz Maçãs
Débora Fernandes 
Como fazer
Dicas e truques para melhorar as suas buscas no Google
Plataforma de design gráfico
O Canva é uma ferramenta digital que foi lançada em 2013, permite aos utilizadores criarem diversos designs, que podem ser publicados em qualquer plataforma.
Através do Canva o utilizador pode criar logótipos, cartões de visita, cartazes, currículos, posts para redes sociais, ícones, faturas e muitas outras coisas.
Apesar de existirem templates muito completos, onde o utilizador apenas tem de o adaptar as suas necessidades, o utilizador pode também criar um a partir do zero, totalmente ao seu gosto.
O Canva tem um banco de imagens próprio onde tem uma vasta coleção de imagens gratuitas.
Apesar de ser uma ferramenta gratuita pode optar também pelo Canva Pro e Canva for Enterprise que lhe dará um acesso premium. 
https://www.canva.com/

Débora Fernandes e Beatriz Maças
O Google está repleto de opções, neste caso, são recursos oferecidos pelo próprio motor de busca no sentido de tornar as pesquisas mais simples e precisas. Porém, apesar das funções quase automáticas da ferramenta, há uma série de dicas e truques que podem tornar tudo ainda mais fácil.
O Google oferece conteúdo de forma organizada, permite filtrar resultados ou então fazer buscas avançadas.
Para melhorar as nossas pesquisas consulte o PDF para poder usar vários truques que lhe vão permitir obter resultados mais específicos.

Filomena Afonso
Como fazer
Audacity - software de áudio gratuito
Kahoot! Jogar e criar quizzes
Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Com este software pode editar músicas, podendo aplicar cortes, copiar e colar recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), mixar faixas e aplicar efeitos na gravação.
O programa também conta com editor de envelope de amplitude, espectrograma e uma janela para análise de frequências e áudio em geral. Alguns dos efeitos incluem reforço nos graves, wah wah e remoção de ruído. O programa suporta plugins VST, os mais utilizados na área da edição de áudio.
O Audacity 3.1.3 tem uma série de novos recursos. Muitos efeitos foram bastante melhorados, especialmente o equalizador, a remoção de ruído e a normalização de volume. A remoção de vocal, por sua vez, agora inclui o GVerb, um plugin de reverberação. Outro complemento, o VAMP, agora também é suportado.
O trabalho com faixas de áudio está mais fácil, uma vez que o Audacity 3.1.3 permite que selecione e manipule faixas pelo teclado. Aliás, há muito mais atalhos nesta nova versão.
Para fazer o download aceda ao site:
https://www.audacityteam.org/


Maria Augusta Gonçalves
Trata-se de uma plataforma com a versão gratuita para a Educação que é totalmente funcional. Contudo, as versões Plus ou Pro trazem bastantes vantagens para quem está interessado em aplicar de forma consistente nas suas atividades letivas .
Com uma forte componente lúdica, que permite construir e aplicar questionários (Quiz ou Survey) e colocar questões para iniciar um debate (Discussion). Dependendo do objetivo e de se querer ou não incluir alguma competição, podem construir-se dois tipos de questionário: o Quiz, mais utilizado como ferramenta de avaliação e que gera um ranking de alunos, de acordo com a rapidez e o número de respostas corretas às questões colocadas; o Servey que permite responder ao mesmo conjunto de questões, sem incluir rankings e não pressupondo a existência de respostas corretas.
Para criar e lançar um kahoot (Quiz, Discussion, Survey) é necessário um registo em https://create.kahoot.it/. Para responder a um kahoot não é necessário qualquer registo. Basta introduzir um Game pin em https://kahoot.it/ ou na app Kahoot!.
O Kahoot! permite criar, aplicar e partilhar os resultados de questionários (Quiz ou Survey) em sala de aula ou como complemento ao trabalho realizado.
Para saber mais consulte o PDF.

Maria Augusta Gonçalves
É notícia
Próxima atualização do Windows 11 com data definida
A tarifa social de Internet
Como instalar o Microsoft Office de forma gratuita?
Apesar de ser ainda um sistema ainda muito recente, o Windows 11 tem muito espaço para crescer e melhorar. A Microsoft já mostrou onde poderá apostar para o melhorar de forma significativa, preparando-se para criar mais uma grande atualização.
A informação avançada, ainda que de forma não oficial, coloca agora esta próxima grande atualização para uma data que chegará em breve. Esta será oferecida primeiro aos utilizadores dos canais de testes do programa Insiders e só depois aos utilizadores finais.
O avançado aponta para dois momentos importantes neste processo. Primeiro, e em maio, a Microsoft irá lançar a nova lista de novidades para os fabricantes, através da versão OEM do Windows 11.
Mais tarde, e se tudo correr como planeado, a versão para o grande público chega no início do verão, pouco tempo depois de a versão anterior ser disponibilizada. Esta chegará em várias fases, para que possa ser controlada e eliminados problemas que surjam.
Esta atualização do Windows 11 vai reunir algumas melhorias da Microsoft. Em primeiro lugar a barra de tarefas permitirá que se arrastem itens, vão surgir novos widgets que não os da Microsoft e, finalmente, as apps Android devem finalmente poder ser usadas neste sistema.

Fonte: https://tek.sapo.pt/noticias
Esta questão foi colocada por vários professores e alunos, no seguimento da entrega dos computadores portáteis pelo Ministério da Educação sem o MS Office instalado. De modo a ultrapassar este constrangimento, sugiro a instalação de um dos seguintes pacotes gratuitos para o sistema Windows ou Mac: o FreeOffice ou o LibreOffice.
A vantagem do FreeOffice é ser mais leve, mais rápido, mais compatível com formatos da Microsoft e existir para sistemas Android. A desvantagem é não possuir base de dados nem editor de fórmulas matemáticas assim como funções para utilizadores mais avançados. Para uma utilização em ambiente escolar considero o FreeOffice mais apropriado ao tipo de utilização. Este pacote ocupa cerca de 150KB em disco vez dos 3GB do MSOffice, possui ainda um dicionário em português que pode ser descarregado junto com o programa do site www.freeoffice.com/pt

Paulo Mendes
É notícia
Zoom aposta em eventos de grande escala introduzindo novas ferramentas na plataforma
Ransomware : o que é e como funciona
A startup Liminal foi a responsável por alguns add-os para a plataforma de videoconferência Zoom, como o ZoomOSC e ZoomISO, criados para transmitir eventos profissionais virtuais.
A Zoom reconheceu o potencial destas expansões e anunciou a compra da startup responsável, integrando-as nativamente na plataforma. A aquisição implicou também que os seus dois cofundadores migrassem para a nova casa, ficando responsáveis pela expansão das mesmas.
Com esta aquisição, a Zoom pretende expandir a sua oferta de ferramentas de eventos digitais, ficando preparada tanto para as formas tradicionais como emergentes de comunicação. Numa nota no blog da empresa, Janine Pelosi, responsável pelo marketing, salienta a necessidade de continuar a inovar a sua oferta e a evoluir a sua plataforma para oferecer soluções para as atuais e futuras necessidades. A empresa pretende assim oferecer o melhor do virtual e pessoal em soluções cada vez mais simbióticas, de forma a maximizar a produtividade, flexibilidade e inclusão.
Quanto às ferramentas, a ZoomOSC oferece ferramentas para melhorar os encontros profissionais utilizando o protocolo Open Sound Control, que torna o Zoom integrável em outros softwares, controladores de hardware e servidores de multimédia. O ZoomISO permite exportar o vídeo de cada um dos participantes em outputs separados para sistemas de profissionais, sendo cinco deles exportados em HD.
Desde o Verão que a Zoom tem procurado expandir a sua oferta, tendo anunciado a funcionalidade Eventos, em que os utilizadores organizadores podem criar hubs de eventos, vender os bilhetes e criar sessões múltiplas de streaming a decorrer em simultâneo ao longo do dia.

Fonte: https://tek.sapo.pt/noticias
Os sites do jornal português Expresso e da SIC e SIC Notícias foram atacados por um grupo de hackers, conhecido como o Lapsus Group, no dia 2 de janeiro de 2022, que exigiam o pagamento de um resgate para "desbloquear o acesso”.
Este tipo de ataque, o ransomware, preocupa cada vez mais não só as empresas como as agências responsáveis pela cibersegurança.
O ransomware é um software nocivo que é usado para bloquear dados de computadores e servidores através do uso de algum tipo de criptografia com o objetivo de pedir resgate às vítimas (ransom significa resgate). É um tipo de malware  que permite que um atacante se apodere dos ficheiros e/ou dispositivos de uma vítima, bloqueando-lhe a possibilidade de aceder-lhes. É depois pedido um resgate, geralmente através de criptomoedas para que os pagamentos não sejam rastreáveis.
Os ataques de ransomware têm evoluído para os chamados “ransomware de dupla extorsão”, em que, além de se tentar obter uma contrapartida pela informação que foi cifrada, os atacantes ameaçam disponibilizar a informação publicamente, o que pode comprometer o negócio das empresas. Há, também, os ataques de “tripla extorsão”, em que os hackers têm acesso a dados de terceiros (de clientes, por exemplo).
Os ataques podem ter origem em vulnerabilidades do servidor que esteja exposto à internet. A partir daí, instala-se um software que vai comunicar com o servidor, proceder à encriptação e espalhar-se por outros servidores, se houver essa comunicação. Pode ter sido uma conta que tenha sido comprometida e alguém entrou num dos servidores e instalou software que depois deu origem a este ataque, pode ser num email, ou num ficheiro de que se faz download.
A facilidade com que o problema é resolvido depende das medidas de proteção de cada empresa, nomeadamente se existem mecanismos de proteção que impeçam que o ransomware se espalhe lateralmente por outras plataformas.

João Gonçalves
PrevNext