Book Creator

550nline-Ed.1/nov/2021

by Maria Augusta Madeira Fraga Gonçalves

Pages 2 and 3 of 9

Somos professores de Informática, do Agrupamento Pioneiros da Aviação Portuguesa. Pretendemos partilhar notícias e informações sobre tecnologias, bem como plataformas e ferramentas que apoiem o ensino.
Com este projeto procuramos contribuir para o desenvolvimento das competências digitais dos docentes do Agrupamento e ajudar no processo de digitalização escolar.
Esta será a nossa contribuição.
Sobre nós...
Novembro 2021
Como fazer
É notícia
Importar uma disciplina no Moodle
Jogos contra as mentiras
Bruxelas cria grupo para promover literacia digital junto dos professores
Importar \ Exportar Contactos para o Email
Estratégias e práticas criativas com tecnologias digitais
Curiosidades
Cibersegurança na União Europeia
IX Encontro Nacional de Formadores
Truque de Sherlock Holmes ajuda a melhorar a memória
Como detetar fake news?
Criar salas simultâneas no Zoom
Quando Apareceu o Wi-fi em Portugal?
Criar um Avatar
O sistema de combate ao plágio do Urkund
Como editar fotos online (gratuitamente) 
Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa
Loading...
Colaboraram nesta edição
Loading...
Loading...
Comic Panel 1
Loading...
Elsa Henriques Romão
Comic Panel 1
Loading...
Filomena Afonso
Comic Panel 1
Loading...
João Gonçalves
Comic Panel 1
Loading...
Débora Fernandes
Comic Panel 1
Loading...
Maria Augusta Gonçalves
Comic Panel 1
Loading...
Paulo Mendes
Comic Panel 1
Loading...
Beatriz Maçãs
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Loading...
Ricardo Farinha
Loading...
Como fazer
Loading...
Importar \ Exportar Contactos
Loading...
Loading...
Loading...
Importar uma disciplina no Moodle
Loading...
Loading...
Muitos de nós lecionam a mesma disciplina em mais do que uma turma. Para não termos o trabalho de repetir a crição dos mesmos materiais numa outra turma, existe a possibilidade de importar os conteúdos já criados para uma ou mais turmas. 

Na imagem tem o link para o PDF criado por nós, veja, aprenda e utilize!!!

Não se vai arrepender!!!

Filomena Afonso
Loading...
A importação de contactos para o Email facilita muito o nosso trabalho, como professores e também, poupa muito tempo!!!

Com a Exportação podemos, por exemplo, enviar os contactos dos alunos para o Conselho de Turma de forma mais rápida e menos trabalhosa.

Aceda ao PDF, criado por nós, que se encontra na imagem e experimente!!!

Elsa Romão
Loading...
Loading...
Loading...
Caption
At malesuada nisl felis sit amet dolor
Loading...
Loading...
Útil!!
Thought Bubble
Como fazer
Criar salas simultâneas no Zoom
Criar um avatar
As salas simultâneas permitem a criação de sessões separadas, podendo fazer até 50 salas. O anfitrião da reunião pode dividir os participantes da reunião nessas sessões separadas automática ou manualmente e pode alternar entre as sessões a qualquer momento.
No PDF que se encontra na imagem encontra a explicação de como fazer!

Bom trabalho!!!

João Gonçalves
Com o Avatar Maker para o Google Chrome, pode criar um avatar de forma simples e fácil. Não é necessário fazer registo e por essa razão é uma ótima solução para os alunos. Para isso basta aceder a https://avatarmaker.com/ e escolher entre as diferentes opções de personalização disponíveis: cor, penteados, chapéus, óculos, boca, olhos, roupas e muito mais.
Para saber mais basta aceder ao PDF que se encontra na imagem, onde poderá encontrar a explicação de como fazer.

Maria Augusta Gonçalves
Speech Bubble
Como fazer
O sistema de combate ao plágio do Urkund
Como editar fotos online (gratuitamente)
Urkund é um software de comparação de texto desenvolvido para detectar qualquer tipo de plágio nos documentos. Tem o objectivo de facilitar o trabalho aos docentes de educação e de algum modo poupar-lhes tempo ao corrigirem trabalhos. É um sistema exclusivo para entidades de ensino, em que uma pessoa individual não consegue ter acesso ao mesmo.
É de fácil utilização basta submeter um ficheiro no sistema, o texto começa a ser analisado para se proceder a verificação de similitude seja na internet, nos ficheiros do sistema ou nos documentos de alunos enviados anteriormente. Quando um documento assume semelhanças com outras fontes já existentes, desenvolve-se um relatório onde ficam identificadas as fontes de onde se extraiu o texto, o nível de correspondência e ainda consideram os sinónimos usados e outras formas de substituição. Quando o processo é concluído gera-se um relatório e é entregue ao professor para que o mesmo possa avaliar a existência de plágio ou não.

Beatriz Maçãs / Débora Fernandes
Existem vários serviços de edição de fotos online gratuitos que deves guardar nos teus favoritos. Neste artigo indico 3 sítios que podem ajudar-te na criação de publicações para a escola, redes sociais, posters, cartazes para lojas, álbum de fotos de família, etc.
O mais popular e muito fácil de utilizar é o Pixlr https://pixlr.com/pt/
O Canva é ideal para criar publicações no Instagram, para criar posters, apresentações e até de logótipos, flyers ou infográficos. https://www.canva.com/
O Cleanup.pictures possui uma funcionalidade especial de eliminar elementos que estão a mais numa foto passando com um apagador por cima deles. https://cleanup.pictures/

Paulo Mendes
É notícia
Bruxelas cria grupo
para promover literacia
digital junto dos professores
IX Encontro Nacional de Formadores
A Comissão Europeia criou um grupo de trabalho para combater a desinformação e promover a literacia digital através da educação e formação, composto por 25 especialistas que vão preparar professores e educadores na União Europeia (UE).

Segundo a informação divulgada pelo executivo comunitário, “a missão global do grupo de peritos é ajudar na preparação de orientações práticas para professores e educadores no combate à desinformação e na promoção da literacia digital através da educação e da formação”.
Numa tentativa de reforçar a educação digital de “todos os alunos de todas as escolas da UE” e de ainda combater as chamadas fake news (notícias falsas), duas das prioridades da Comissão Europeia, a instituição juntou 25 especialistas na matéria, de áreas como a tecnologia, comunicação social e ensino.
Destes, 21 foram selecionados através de concurso público e os restantes quatro estão em representação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), do Conselho da Europa, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Instituto da Propriedade Intelectual da UE.
Falando na conferência de imprensa de lançamento da iniciativa, em Bruxelas, a comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, vincou ser necessário “trabalhar em estreita colaboração com professores e educadores nesta tarefa”, de luta contra a desinformação, pelo que os especialistas do grupo de trabalho irão apostar em “práticas eficazes de ensino e de aprendizagem”.

Fonte: https://observador.pt/
Estratégias e práticas criativas com tecnologias digitais
Programa do IX Encontro Nacional de Formadores
Como aprende quem aprende? As idiossincrasias da aprendizagem, evento ONLINE, dia 18 de novembro, Dia Nacional do Formador.
O Encontro Nacional de Formadores é um espaço de partilha e de colaboração dos diferentes profissionais da formação provenientes de distintos setores de atividade. É o reconhecimento da importância da formação e da aprendizagem ao longo da vida que nos une num mesmo espaço e num dia tão simbólico como "o Dia Nacional do/a Formador/a" que comemoramos no dia 18 de Novembro (data em que foi publicado o Decreto Regulamentar nº 66/1994, DR nº 267 de 18 de Novembro, que regulamenta pela primeira vez o exercício da atividade de formador). 

Informações e Inscrições: https://www.forma-te.com/enf2021/
Consultório da Aprendizagem (webinar gratuito), dia 10 de Novembro de 2021, pelas 16:00, dinamizado por Andreia Guerreiro, com moderação de Mário Martins (Forma-te). Sessão gratuita.
Pretende-se com este evento demonstrar como as ferramentas digitais podem ser utilizadas de forma criativa em contextos de aprendizagem diversos, recorrendo à realidade aumentada e à inteligência artificial.
Agenda da Sessão:
- ArtSteps - exposições virtuais
- Merge Cube e CoSpaces - espaços a 3D
- Quiver - ver os nossos desenhos em 3D
- Paint Draw AR - desenhar no espaço com realidade aumentada
- Autodraw- desenhar com inteligência artificial
- Art Colouring Book- Recolorir obras de Arte
- Nvidea Gaugan- Paisagens realistas criadas com Inteligência Artificial
- Aplicações Google Art&Culture e Google AR

Inscrições : https://www.forma-te.com/artigos/640-notcias/
Curiosidades
Jogos contra as mentiras
Cibersegurança na União Europeia
Quando apareceu o
Wi-fi em Portugal ?
A par das campanhas contra a desinformação, promovidas por governos e organismos oficiais, existe o trabalho feito pelos grupos que, constantemente, fazem a verificação de factos. Um trabalho que se tem vindo a reforçar nos últimos anos, com o aumento das chamadas notícias falsas, que de notícia, quase sempre, pouco ou nada têm.

Na luta conta estes conteúdos, também as universidades tentam desenvolver mecanismos que permitam a quem está em rede possa separar os factos das opiniões.
É o caso de um jogo online, que nasceu na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Existe um outro, destinado a aplicações de telemóvel, desenvolvido nos Estados Unidos, a partir do esforço de um cientista cognitivo australiano. Neste caso, o Cranky Uncle, usa animações que tentam puxar ao máximo pelo pensamento crítico.
Disponível para iPhone e Android, o Cranky Uncle apresenta aos utilizadores a possibilidade de interagirem com um tio mal-humorado, seguidor de teorias da conspiração. Criado nos laboratórios da Universidade George Mason, em Fairfax, Virgínia, Estados Unidos, teve, de início, a missão de combater a desinformação associada às alterações climáticas. Ajustou-se, nos últimos tempos, à pandemia, e a toda a informação falsa que circula, em redor da covid-19.
O utilizador, à medida que vai respondendo a breves questionários, passa de nível e entra em terrenos mais profundos da desinformação, sempre acompanhado pelo tio que tenta mostrar que a opinião pode e deve pesar mais do que os factos. "Pensamento crítico é essencial", refere John Cook, sublinhando que é essencial "dar ferramentas para que as pessoas possam separar factos e mitos e como os factos e o conhecimento são gerados".

Fonte: https://crankyuncle.com/
Sabe o que são ataques cibernéticos?
De acordo com o site do Parlamento Europeu, em 2021, 27 mil milhões de dispositivos estão conectados à internet. Estima-se que em 2030 passem a 125 mil milhões de dispositivos.
Segundo a mesma fonte, os ataques cibernéticos são "tentativas de abusar de informação, roubando, destruindo ou expondo-a e visam interromper ou destruir sistemas e redes de computadores".
De acordo com o índice da economia e sociedade digital, até 2020, 39% dos europeus tiveram problemas de segurança na internet.

Fonte: https://sicnoticias.pt/
especiais/poligrafo-sic-europa
Foi por volta de 1989 que foram iniciados os primeiros testes com a tecnologia wi-fi.
Em Portugal esta tecnologia foi disponibilizada no ano 2000 em alguns locais públicos, como restaurantes, postos de atendimento dos CTT, etc., os chamados hotspots.

Nota: Confundir wi-fi (rede sem fios) com Internet gratuita é um erro. Os operadores de telecomunicações é que disponibilizam a Internet (que é paga) e que depois é distribuída por entidades (privadas ou públicas), podendo esta ser distribuída de forma gratuita ou com o pagamento da utilização desse serviço.

Fonte: https://formacaoajuda.com/
2019/10/07/sobre-o-wi-fi/
Curiosidades
Truque de Sherlock Holmes ajuda a melhorar a memória
Como detetar fake news?
Mas talvez tenha sido uma personagem de ficção que o tenha tornado popular. Sherlock Holmes, ou pelo menos a interpretação feita pelo ator Benedict Cumberbatch do famoso detetive privado da Londres de final do século XIX, consegue lembrar-se de uma imensa quantidade de informação criando um "palácio da memória", uma técnica que consiste na visualização de locais familiares para ajudar a recordar a informação.

Fonte: https://sicnoticias.pt/especiais/
curiosidades-da-ciencia/
O método de Sherlock Holmes para relembrar pequenos detalhes, conhecido como o "método de loci", pode realmente ajudar a melhorar a capacidade de memória, revela um novo estudo. Na investigação com "campeões da memória" e leigos na matéria foram usados exames ao cérebro para estudar como este truque tão antigo é tão eficaz - com resultados surpreendentes mesmo após quatro meses.
É um truque tão antigo como a nossa civilização ocidental, criado pelos gregos antigos que o utilizavam com muito sucesso (conta a lenda ).
No estudo publicado na revista científica Science Advances, cientistas do Centro Médico da Universidade Radboud nos Países Baixo realizaram duas experiências.
O resultado das experiências mostrou que o grupo treinado com o método de loci superou significativamente os outros grupos, conseguindo recordar um número médio de palavras que era quase o dobro do grupo não treinado com este método.
Um simples jogo de Sudoku também é um excelente exercício para o cérebro.
Numa altura em que a desinformação e as notícias falsas aumentam, há oito dicas a ter em conta-
- Avaliar a fonte. Verificar onde está publicada a notícia, procurar mais informação sobre o site e a sua missão.
- Ler para além do título. O clickbait é uma das formas de captar a atenção dos leitores. Mas qual é a história completa?
- Verificar o autor. Fazer uma pesquisa sobre o autor e o texto. É verdadeiro? É confiável?
- Encontrar as fontes. Verificar se o texto utiliza fontes credíveis. Carregar nos links que aparecem e considerar se a informação dada suporta a notícia.
- Verificar a data. Republicar notícias antigas não significa que são relevantes para o contexto atual.
- Confirmar se é uma "piada". As notícias falsas por vezes baseiam-se em sites de humor. Investigar o site e o autor para ter a certeza.
- Consultar alguém. Confirmar se não se trata de uma manipulação emocional.
- Ter em conta as emoções. Perguntar a alguém se pode ajudar neste campo ou consultar sites de fact-checking (verificação de factos).

Fonte: Federação
Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas
PrevNext