Book Creator

Segunda edição - E-book do CRN-2: Relatos de Experiências dos Nutricionistas

by CRN-2 - Conselho Regional de Nutricionistas 2a Região

Cover

Loading...
ÍNDICE
Apresentação

Regulamentação da Profissão

Áreas de atuação

Relatos de Experiências 
3
EXPEDIENTE
Diretoria:
Presidente: Ivete Regina Ciconet Dornelles 
Vice-presidente: Miriam Nardi 
Tesoureira: Rosângela Lengler 
Secretária: Ana Lice Bernardi

Conselheiros efetivos:
Ana Lice Bernardi
Ana Luiza Sander Scarparo
Bianca Inês Etges
Glaube Raquel Conceição Riegel
Ivete Regina Ciconet Dornelles
Miriam Nardi
Rodrigo Cauduro Oliveira Macedo
Rosângela Lengler


Conselheiros suplentes:
Aline Braido Pereira
Ana Carolina Pio da Silva
Dione de Marchi
Leila Ghizzoni
Magali Cristine Casola Kumbier
Siliane Regina Orlandin Troggian
 
Comissão de Comunicação:
Leila Ghizzoni  (coordenadora)
Ana Luiza Sander Scarparo
Rosângela Lengler
Siliane Regina Orlandin Troggian

Jornalista responsável: Janice Benck, RT 7376
Estagiário em jornalismo: Vinícius Umann
Textos e fotos: Encaminhados pelos nutricionistas com autorização de uso de imagem.
Revisão: Comissão de Comunicação, Assessoria de Comunicação e Coordenadora Técnica, Fernanda Fiorenza
Diagramação: Janice Benck

CRN-2
Sede: Av. Taquara, 586/503, Porto Alegre, RS CEP 90460-210 | E-mail: crn2@crn2.org.br
Delegacia de Santa Maria: Alameda Montevidéo, 322 / sala 404 - Santa Maria - RS | CEP 97050-030 | delegacia.sm@crn2.org.br

www.crn2.org.br
APRESENTAÇÃO









Como a proposta é manter o E-book como edição aberta, esta edição é composta com novas inserções de experiências dos profissionais.

O livro, em formato digital, reúne narrativas de nutricionistas sobre sua atuação nas seis diversas áreas da Nutrição.

A elaboração foi coordenada pela Comissão de Comunicação do CRN-2 e tem como objetivos a valorização, o reconhecimento e a visibilidade da atuação dos nutricionistas por meio da divulgação de experiências e práticas nas diferentes áreas de atuação. Além disso, divulgar a importância destes profissionais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para qualidade de vida da população gaúcha.
Foram convidados para participar da ação todos os nutricionistas, registrados e em dia com o CRN-2. A divulgação ocorreu por meio do portal, de newsletter e das redes sociais do Conselho

Neste E-book encontram-se atividades desenvolvidas pelos nutricionistas, experiências relacionadas com a profissão, iniciativas de sucesso, desafios e conquistas vivenciadas, projetos realizados ou em andamento, ação de motivação no trabalho, sentimento com relação a contribuição do serviço para a sociedade entre outros.

Para ilustrar os relatos, os participantes encaminharam registros fotográficos, apresentando o seu ambiente de trabalho ou indicando alguma prática profissional, mostrando o profissional sozinho ou acompanhado com equipe, paciente, cliente, prestadores de serviços ou contratantes.

Para favorecer a organização e facilitar a leitura, os relatos foram organizados por área de atuação, conforme disposto na Resolução CFN nº 600/2018.

Desejamos a todos uma boa leitura e esperamos que este livro digital, além de divulgar a atuação dos nutricionistas, possa inspirar outros profissionais no desenvolvimento e na divulgação do seu trabalho.
O Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2) publica a segunda edição do “E-book CRN-2 – Relatos de Experiências dos Nutricionistas”. A primeira versão foi produzida para marcar as comemorações do Dia do Nutricionista 2021.
Comissão de Comunicação do CRN-2
3
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
A Nutrição, como campo específico do saber científico, emergiu no Brasil na década de 1930, dentro do campo de conhecimento médico, tendo início o processo de formação do nutricionista com a criação dos primeiros cursos de formação profissional. 

No ano de 1940, objetivando a organização profissional, foi fundada a Sociedade Brasileira de Nutrição (SBN), entidade de caráter técnico, científico e cultural que passaria a defender os interesses dos profissionais do setor. No ano de 1943 ocorreu a formação da primeira turma de nutricionistas. Ainda na década de 1940, o curso de Nutrição foi sendo ofertado por mais instituições de ensino, resultando em um maior número de profissionais formados. Assim, no dia 31 de agosto de 1949 é criada a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), primeira entidade nacional com o intuito de defender e representar os interesses dos nutricionistas e desenvolver pesquisas no ramo da Nutrição.

A partir de então, o dia 31 de agosto passou a ser comemorado como: “O Dia do Nutricionista”.
A história não para por aí. Nas décadas seguintes o processo de formação dos nutricionistas passou por diversas transformações. Por volta de 1952, tem início a luta pelo reconhecimento do curso de nutricionistas como sendo de nível superior. Somente após dez anos foi obtido o reconhecimento do Conselho Federal de Educação (CFE), por meio do Parecer Nº 265, de 19 de outubro de 1962. A regulamentação da profissão ocorreu mais tarde, foi sancionada pela Lei Nº 5.276, em 24 de abril de 1967, dispondo sobre a profissão de nutricionista, regulamentando o seu exercício. Este instrumento legal vigorou até 1991, quando foi revogada pela Lei Nº 8.234, de 17 de setembro de 1991, que incorpora e transcende as atividades fixadas pela legislação anterior, delimitando novas atividades privativas.

Assim, o nutricionista foi inserido como profissional autônomo por meio da Portaria do Ministério do Trabalho Nº 3425 , a qual absorveu na carreira todos os que já haviam sido diplomados.
4
Com a expansão do número de cursos e consequentemente dos profissionais formados, como forma de organização, mobilização e luta pelos interesses desta categoria, destaca-se a aprovação da Lei Nº 6.583 de 20 de outubro de 1978, a qual cria e regulamenta os Conselhos de Classe (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Nutricionistas). Com a aprovação desta lei, os nutricionistas brasileiros, até então sob a responsabilidade dos órgãos regionais de fiscalização da Medicina, passam a dispor de um órgão específico.

A Associação Brasileira de Nutrição (ABN) que depois passou a se chamar de Federação Brasileira das Associações de Nutricionistas (FEBRAN), revisa sua missão e passa a denominar-se Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 08 de junho de 1990. De caráter técnico, científico, cultural e social, envolve nutricionistas, técnicos e estudantes de nutrição na sua base de atuação. 

Com estas conquistas, a categoria iniciou a construção de uma identidade profissional e autônoma para o desempenho nas diferentes áreas de atuação. A Resolução CFN Nº 600, de 25 de fevereiro de 2018, acolheu todo o avanço e dispôs sobre a definição das seis grandes áreas de atuação profissional 

O nutricionista ganha cada vez mais importância na promoção do bem-estar e da saúde da população. O breve histórico procurou mostrar que o desenvolvimento do profissional está ligado às mudanças e avanços na legislação.

Com conhecimento, dedicação e planejamento é possível transformar suas atividades em arte de cuidar da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Ações eficazes de cada nutricionista resultam na valorização da categoria profissional.

 O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2) convida a todos para participar e acompanhar os relatos dos nutricionistas nas suas áreas de atuação.

Ivete Regina Ciconet Dornelles CRN-2 0019 
Presidente do CRN-2
Gestão 2019/2022
5
As áreas de atuação foram divididas em seis e cada uma composta por subáreas e segmentos:
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA
A Resolução CFN Nº 600, de 25 de fevereiro de 2018, contempla as áreas de atuação do nutricionista, suas atribuições e os parâmetros numéricos mínimos de referência para a efetividade dos serviços prestados à sociedade.

Uma melhor compreensão sobre as atribuições dos nutricionistas e uma maior interação entre as áreas serão frutos positivos desta resolução.
Nutrição em Alimentação
Coletiva
Nutrição Clínica
Nutrição em Esportes
e Exercício Físico
Nutrição em Saúde Coletiva
Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos
Nutrição no Ensino, na
Pesquisa e na Extensão
6
PrevNext