Book Creator

O maravilhoso mundo da Joana

by Margarida Dias

Pages 2 and 3 of 42

Escrita
a
várias
mãos
Loading...
O momento que vivemos, obriga-nos a estar separados e as aprendizagens que fazíamos juntos, são agora mais difíceis. No entanto, acreditamos que o papel da escola seja, no momento atual, entendido de outra forma. Todos aprendemos a valorizar e a respeitar mais o trabalho uns dos outros e os laços que criámos são, agora, mais fortes.
De forma a criar a necessidade de escrita, a estimular as crianças a compreender e a desenvolver a criatividade, pretendíamos construir uma história partilhada por todos e com a colaboração da família.
Loading...
Loading...
A ideia é a seguinte:
- A professora iniciará a história que passará de aluno a aluno, por ordem alfabética.
- O aluno recebe a história, lê, continua e envia à professora. Esta, corrige e envia ao segundo aluno e assim sucessivamente…
- Cada aluno deve escrever no seu caderno, o máximo de 5 linhas, tendo sempre em atenção o que leu dos colegas.
- Deve ilustrar a sua parte e enviar foto tanto da parte escrita como do desenho.
- No final teremos uma história escrita e ilustrada por vós, fruto do trabalho de todos e que nos ligará para sempre. O título será escolhido pelos alunos, através de votação.
Todos os dias a professora colocará a parte já elaborada em “ Ficheiros” para que possam ler e ir acompanhando o seu desenvolvimento.
Agradecemos a colaboração.
Para o bem do seu educando….               
A prof.ª
Aurora Sousa
Loading...
O maravilhoso mundo da Joana
A Joana acordou cedo, mesmo muito cedo! Abriu a janela. Apreciou o silêncio, o azul do céu e o sol a aparecer, lentamente, por trás das montanhas. Um passarinho veio pousar na velha pereira, que já estava habituada a esta presença. Os filhotes piavam, desesperadamente, no ninho.
Foi buscar uma folha de papel branco e os lápis de cor e começou a desenhar, mas de repente apareceu uma águia no céu a ameaçar a segurança dos filhotes. A mamã pássaro levou as crias para um sítio mais seguro e a Joana deixou de as ver.
Voltou a sua atenção para o desenho que tinha começado e percebeu que não era nada daquilo que queria desenhar. Foi buscar outra folha branca, mas não sabia o que desenhar.
Olhou para a pereira e viu um pica-pau.
Caminhou até ao jardim, muito lentamente, e começou a desenhá-lo. Quando terminou, o pica-pau foi ter com ela, pousou no seu braço e fez um barulhinho, tuc tuc, tuc tuc, como se estivesse a agradecer por ela o ter desenhado. 
A menina ficou feliz, mas o pica-pau foi embora para junto da sua família. Ela percebeu como a família é importante e foi buscar outra folha para desenhar a sua família feliz.
Joana ficou muito séria a olhar o horizonte, pois pensava na melhor imagem possível de uma família feliz! Após alguns momentos em silêncio, soltou uma gargalhada que fez eco pela casa toda. A sua mamã perguntou-lhe por que se ria ela assim, ao que respondeu, “Estava a pensar qual seria a melhor imagem de uma família feliz, quando me lembrei que tenho uma perfeita! A nossa família!” 
PrevNext