Book Creator

Ferreira de Castro na minha máquina do tempo - 3º/4º (2022.23)

by Bibliotecas Agrupamento Escolas Loureiro

Cover

Loading...
Loading...
24 maio 2023
Loading...
Turmas de 3º e 4º ano
Loading...
Agrupamento de Escolas de Loureiro
Ficha técnica:

Autoria: turmas de 3º e 4º ano do AE Loureiro
Coordenação: professores titulares
Edição: biblioteca escolar
Data: maio 2023
Apresentação
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro lançou o concurso “Ferreira de Castro na minha máquina do tempo” para assinalar a data do 125º aniversário do escritor José Maria Ferreira de Castro, 24 de maio de 2023. Nascido em Ossela, Oliveira de Azeméis, em 1898, tornou-se um dos maiores nomes da literatura portuguesa.

Numa sessão de escrita criativa, a biblioteca escolar do AE Loureiro lançou o desafio aos alunos de 3.º e 4.º ano para criar histórias e enviar a concurso.

A resposta não poderia ter sido melhor e os trabalhos deram origem a este livro digital.
Um jogador e escritor famosos
Era uma vez um jogador de futebol muito famoso, popular e rico, chamado Neymar. Fazia muitas fintas com a bola, gostava muito de jogar. Nos tempos livres não largava a bola da champions league, a que ele mais gostava, aproveitava para fazer brincadeiras. Mas também gostava de se divertir com os amigos e organizava muitas festas. Sempre que podia, ia passear com a Caetana que era a sua namorada.
No final de uma das suas festas ia colocar o lixo no contentor e viu lá dentro uma coisa a brilhar. Achou estranho e com a sua força conseguiu tirá-la de lá de dentro. Era de metal e tinha uma luz a piscar. Depois de analisar percebeu que era uma máquina do tempo porque até tinha um manual a dizer como funcionava. Leu o manual e percebeu que se digitasse um número podia viajar para o ano que correspondia.
A primeira viagem que fez foi até a um deserto na Austrália. Como ele já sabia que não ia encontrar lá nada, levou muita madeira na máquina e construiu uma casa. Na areia encontrou um colchão meio enterrado e levou-o para o seu abrigo.
Passou lá alguns dias e noites, quando teve fome foi ver o que arranjava para comer. Encontrou um oásis com árvores de fruto. De repente – “Ahhh” – assustou-se pois apareceu um enorme leopardo. Felizmente tinha no bolso uma peça que se carregasse voltava para a máquina do tempo.
O Neymar tinha ouvido falar de um senhor que foi para o seu país que era o Brasil quando era criança e se tornou o grande escritor Ferreira de Castro. Ele pensou que o podia encontrar e começou pela cidade de São Paulo e depois o Rio de Janeiro. Foi mais para norte e conseguiu encontrá-lo. Depois de confirmar que era mesmo ele começaram a conversar.
- Então tu és mesmo muito famoso? – perguntou o Neymar.
- Sim mas foi depois de muito trabalho porque não foi fácil. – respondeu o escritor Ferreira de Castro.
- Qual foi o livro que mais gostaste de escrever?
- Gostei de todos mas por exemplo “A lã e a neve” que escrevi há pouco tempo é sobre a zona da Serra da Estrela. Conheces esse sítio?
- Não mas podemos ir até lá num instante?
- Como é possível?
- Tenho uma máquina do tempo.
E lá foram eles até esse sítio de Portugal. O Neymar gostou muito de ver as ovelhas a pastar na serra e até foram ver as fábricas da lã. Ele aproveitou que estava na sua terra natal para lhe mostrar a escola onde estudou mas tinham avançado no tempo. Achou estranho pois viu-a em ruínas e cheia de munições perdidas e pólvora de bombas.
- No meu tempo não era nada assim! – Disse o senhor José.
Ficaram a saber que tinha havido uma guerra por aqueles lados. Então ele quis ver como estava o rio.
- Está mesmo a apetecer-me um mergulho, está calor. – disse o jogador.
Mas também o rio não estava igual como quando o senhor José era pequeno.
De repente o Neymar percebeu que a máquina estava a ficar sem bateria e ele tinha que voltar para o seu tempo pois ia jogar no Mundial. Tinha que se apresentar no estádio onde estavam muitos brasileiros.
Levou de volta o escritor e quando chegou ao estádio o jogo estava quase a começar.
Turma 3ºE - EB1/JI Alumieira
PrevNext